Queridos irmãos e irmãs;
O Santo Evangelho nos apresentou o encontro de um paralítico com Jesus. Vamos perceber que o Evangelho é uma boa notícia. O Evangelho não é uma crônica, não é uma história, mas é uma boa notícia de Jesus para todos nós.
É quilo que nos enche de alegria, uma noticia que suscita em nós uma esperança. O que Deus nos comunica nesta manhã dentro desta santa celebração? Dentro da casa estava Jesus. Ele chegou à cidade de Carnafaum, a cidade é a casa das casas. Ele entra em uma casa.
A casa é um lugar do encontro. É o lugar onde as pessoas podem estar próximas das outras e ali estava Jesus. Muita gente estava a sua volta. Muita estava gente próxima de Jesus. Mas não sabemos se toda aquela gente teve um encontro pessoal com Jesus.
Talvez existisse não apenas um telhado, mas algo que era difícil fazer com que a Palavra do Senhor chegasse até o coração e transformasse a vida das pessoas.
Dentro da casa estava Jesus, aquele que traz o perdão de Deus, que traz a paz, que traz a esperança para a humanidade. Do lado de fora estava um homem paralítico. E a paralisia é para nos lembrar as muitas situações que não nos deixam caminhar ao encontro com o Senhor. São muitas no mundo de hoje.
O que impede as pessoas de chegar até o lugar onde o Senhor está? Nas tentações vividas por Jesus, Ele venceu muitas, venceu aquelas paralisias. Muitas deixam ser tomados pelas paralisias e não conseguem dar passos para que realmente aconteça uma transformação em suas vidas.
Naquela situação do homem deitado na cama talvez nos encontremos todos nós. Houve necessidade de pessoas que levassem Jesus até aquele homem. Como é bom existir nestes dias de hoje pessoas com bom testemunho. Pessoas que dizem algo que nos conduz até Deus, até o encontro do Senhor. Missionários que são capazes de conduzir pessoas que estão afastadas.
Amados irmãos e irmãs, desceram aquele homem até onde estava Jesus. É preciso encontrar formas para que realmente aconteça o encontro com o Senhor. Jesus perdoou o pecado daquele homem. Houve um julgamento, as pessoas interiormente, especialmente aqueles protegidos pela Lei estavam julgando, pois sabiam que só Deus podia perdoar. Mas não reconhecia que Deus se fez presente em Jesus ali no meio deles. Por isso a dificuldade do encontro com o Senhor.
Jesus põe aquele homem de pé o devolve para a vida recuperado. ‘Vai para a tua casa’.
Amados irmãos e irmãs, também nós hoje, neste Santuário, em que nos encontramos, possamos mais uma vez nos encontrar com o Senhor, para que nossas vidas sejam transformadas, para que nós sejamos libertos das paralisias que nos impedem de encontrar com o Senhor e encontrar com os irmãos. Quantas paralisias, dificuldades de perdoar, as maldades, as injustiças presentes no mundo de hoje.
Sabemos do que precisamos ser libertos. E o Senhor é capaz de nos ajudar. Por isso, busquemos o Filho de Deus, Jesus.
E hoje de maneira muito especial, quem nos traz para dentro da casa, quem nos conduz ao encontro de Jesus aqui neste Santuário é Nossa Senhora Aparecida. A querida e Santa Mãe de Jesus e nossa mãe. Por isso que este dia seja realmente de graças para todos nós. E esta boa noticia para Jesus veio trazer deixa nossos corações em alegria, nossas vidas de esperanças e nos liberta.
Que possamos caminhar na obra de Deus.
Dom Messias dos Reis Silveira
Bispo de Uruaçu, GO
sábado, 15 de janeiro de 2011
Homilia Dom Messias no Santuário de Aparecida
Posted by Pascom - (Pastoral da Comunicação)Trombas GO
23:07, under Notícias | No comments
0 comentários:
Postar um comentário