“2013, Ano Da FÉ” 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jornada Mundial da Juventude

Posted by Pascom - (Pastoral da Comunicação)Trombas GO 21:47, under | No comments

O nosso querido Brasil já foi sede de muitos mundiais, da moda, da gastronomia, das artes, esportivos, importantes congressos científicos internacionais, enfim a nossa querida pátria já foi palco de grandes eventos que colocaram o nosso país em evidência.

Agora, o Brasil se prepara para receber, em 2013, a Jornada Mundial da Juventude, em 2014 a Copa do Mundo e em 2016 os Jogos Olímpicos. Recordo que em 1997, o papa João Paulo II celebrou o Segundo Encontro Mundial das Famílias no Rio de Janeiro, com dois milhões de pessoas.

Quando domingo passado o papa Bento XVI anunciou oficialmente que a Jornada Mundial da Juventude de 2013 será no Rio de Janeiro, todos os jovens que lá estavam e quem acompanhava ao vivo não deixou de se emocionar com essa bela e desafiante notícia.

Com certeza é uma bela notícia, mas soma-se uma grande responsabilidade em preparar não só o espaço físico, mas de maneira especial, preparar os corações dos jovens e adultos de todo o Brasil para acolher e conviver durante dez dias, com jovens de todas as latitudes.

A jornada não se reduz a um fim de semana. Os jovens estarão chegando ao menos 10 dias antes e serão hospedados e recebidos nas dioceses do Brasil. Terão como missão evangelizar, das mais variadas formas, como também conhecer as realidades da juventude brasileira. Esse intercâmbio é parte integrante da jornada.

A nossa arquidiocese certamente vai acolher uma delegação de algum país este mundo de Deus. O que sabemos agora é que em fevereiro de 2013, receberemos a Cruz da Jornada que percorreu todas as dioceses nos países onde aconteceram as jornadas. Nos dias que ela permanecer conosco terá uma programação especial envolvendo o maior número possível de jovens e adultos por onde a cruz passar.

E aqui aproveito para destacar os 10 conselhos que Bento XVI transmitiu aos jovens em Madrid, durante a JMJ na Espanha:

Conversar com Deus;
Contar-lhe as penas e alegrias;
Não desconfiar de Cristo;
Estar alegres: querer ser santos;
Deus: tema de conversa com os amigos;
No Domingo, ir à Missa;
Demonstrar que Deus não é triste;
Conhecer a fé;
Ajudar: ser útil;
Ler a Bíblia:
"O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprender eis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’". ( Papa Bento XVI )
FONTE: http://cnbb.org.br/

Dom Anuar Battisti

Arcebispo de Maringá - PR

0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive